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Dicas sobre problemas de telefonia

Devido ao aumento da quantidade de usuários com problemas de conexão ocasionados por falhas no sistema telefonico de nossa cidade,

 
Dicas sobre problemas de telefonia
Dificuldade para estabelecer a ligação
Qualidade da transmissão
em conjunto com as gerencias comercial e técnica da Telemar, nosso departamento de suporte preparou esse tutorial, e um formulário (exclusivo para os usuários Microlink) para que os problemas de conexão causados pela qualidade da linha telefonicas, sejam relatados e encaminhados a Telemar para que providências sejam tomadas.

Abaixo preparamos um pequeno FAQ sobre os problemas mais comuns nas conexões discadas:

1. O que pode prejudicar o meu acesso à Internet?
Existem diversas causas que podem ocasionar problemas em seu acesso à Internet como: problemas com a linha telefônica, com o modem, com o driver do modem, arquivos de componentes de rede corrompidos ou com o sistema operacional do seu computador.

2. Quais os problemas que posso ter com minha linha telefônica e no que eles interferem?
Ruídos, erros de comutação na central telefônica da operadora local, fiação oxidada, emendas mal sucedidas, extensões defeituosas, interferências da rede elétrica e conectores defeituosos. Sua conexão pode ficar mais lenta do que o normal, cair constantemente ou você pode nem conseguir conectar. Como solução emergencial pode-se baixar a velocidade de conexão do modem ou insere-se strings que variam de modem de acordo com o modelo instalado em seu computador.

3. O que posso fazer para evitar problemas com linha telefônica?
Certificar-me das boas condições de instalação da fiação telefônica interna, isolação da rede elétrica e evitar o uso de extensões com a linha que se usa para acessar a Internet. No caso da fiação externa à residência pode-se solicitar à operadora local uma “Verificação e correção de linha para transmissão de dados”, que é um procedimento que se faz para se garantir uma boa qualidade de sua linha telefônica para a transmissão e recepção de dados digitais.

4. Que problemas meu modem pode apresentar?
Seu modem pode apresentar problemas físicos ou problemas lógicos. Os problemas físicos são geralmente a queima do equipamento ou de parte dele, por exemplo, às vezes seu modem pode discar, mas não repassar as informações da linha telefônica para o computador ou vice-versa, devido a danos em seus circuitos. Os problemas lógicos são referentes a drivers, protocolos ou “bugs” do sistema operacional.

5. O que são drivers e em que problemas podem estar envolvidos?
Driver é um software produzido pelo fabricante de seu modem e que tem as informações de como o sistema operacional pode acessar os circuitos e funções da placa de modem. Para todo equipamento funcionar corretamente não basta estar conectado fisicamente ao computador não basta estar conectado fisicamente ao computador, ele tem que estar instalado logicamente para que o sistema operacional o reconheça. Esta instalação lógica requer o driver. Caso aconteça algum problema na instalação do driver, o modem pode não funcionar corretamente, pode apresentar erros de conexão, conectar e não transmitir nem receber ou até mesmo não conectar. Geralmente esses problemas são resolvidos com a reinstalação do driver atualizado do modem, disponibilizados para download em sites do próprio fabricante.

6. Se meu micro estiver infectado por um vírus posso ter problemas de conexão?
Sim, muitos vírus têm a possibilidade de impedir a conexão ou torná-la mais lenta, pois alguns deles infectam arquivos que são necessários para transmissão de dados ou conexão.

7. Minha conexão se encerra após um certo tempo de uso. Qual o problema?
A conexão geralmente se encerra quando há instabilidade na mesma pela falha na linha telefônica, como ruídos, erros de comutação na central telefônica, ou até mesmo serviços utilizados na linha como: chamada em espera ou caixa postal.

8. Meu modem não disca, indicando como erro: “Não há sinal de linha”. Qual o problema?
Se o modem não consegue efetuar ligações para seu provedor de acesso e indica esta mensagem de erro, verifique se a linha está conectada a ele corretamente e se a mesma não está sem sinal de linha (muda), utilizando um aparelho telefônico nesta mesma fiação, ou então tente acrescentar uma ou duas vírgulas antes do número do telefone do provedor de acesso na tela de conexão, desta forma o modem irá aguardar mais alguns segundos antes de tentar efetuar a ligação. Verifique também se o cabo está plugado no local certo na placa de fax e teste as duas entradas, pois existem modems que conectam utilizando a entrada Phone/Tel ao invés de Line. Existe ainda a possibilidade de o mesmo ter sofrido uma descarga elétrica ocasionando seu mau funcionamento.

Dificuldade para estabelecer a ligação:
 
Seu telefone demora para dar linha,
Sempre dá ocupado,

Nestes casos é muito provável que o problema seja decorrente do congestionamento do
sistema telefônico (se a dificuldade existe para qualquer ligação que se tenta fazer), ou de falta de linhas no Provedor de Acesso (se a dificuldade é para acessar o Provedor em alguns horários, especialmente à noite).

A Telemar está trabalhando num grande programa de expansão que vai acabar com o
congestionamento do sistema dando prioridade de atendimento de novas linhas para os
provedores de Internet.

Em alguns casos específicos a solução de curto prazo poderá ser a troca da linha telefônica. A Telemar vai estudar a viabilidade dessa solução caso a caso.

A ligação cai
Atende em endereço errado.

Já nestes casos tudo indica que há defeito na sua linha. A Telemar irá pesquisar e corrigir esse problema. De qualquer forma, verifique antes todas as possibilidades de problemas internos em sua casa, os aparelhos em extensão, as conexões dos fios nas tomadas telefônicas e as suas fiações  internas.

Qualidade da transmissão:

Você tem problemas de taxa de erro elevada,
O link de comunicação de dados (conexão)  cai,
Entra muito "lixo" na tela,
Você só consegue transmitir em baixa velocidade.

Esse problema é decorrente de ruído na linha. Se ocorre em todas as suas conexões então é na sua linha telefônica mesmo, ou em todo o entroncamento da central à qual você está ligado. Por outro lado se ocorre umas vezes sim e outras não, então a sua linha está OK e o problema existe em alguns troncos que interligam as centrais telefônicas.
As causas podem ser: Conexões com mau contato ou com corrosão em algum ponto da rede ou perda de qualidade no isolamento elétrico dos fios em algum segmento da malha telefônica. Esses problemas podem ser perfeitamente toleráveis para uma conversação normal, mas são fatais para a comunicação de dados.

Os testes já efetuados pela TELEMAR demonstraram que a exigência de qualidade na rede de linhas e cabos telefônicos acima dos padrões necessários para a transmissão de voz é o principal problema para as conexões à Internet e não o fato das linhas serem antigas, como muitos pensam.

Examinada a sua reclamação, se esse for o problema da sua linha, a TELEMAR tomará as providências para torná-la melhor, de modo que você consiga a qualidade mínima necessária para as suas ligações Internet.

Nota Microlink: Além dos problemas já citados acima, a Telemar para cumprir o cronograma de atendimento proposto com a privatização, instalou na linha de alguns usuários aparelhos chamados "carrier". A utilização desse equipamento, apesar de ser uma solução perfeitamente aceitavel para as comunicações de voz, não permite uma qualidade aceitável no acesso a Internet.

Se os seus problemas são com a linha telefônica e as possibilidades de o defeito estar em sua instalação já foram excluídos, solicite os serviços TELEMAR.

Formulário de reclamação de Defeito (Adaptado pela Microlink )

 Informações baseadas no  site oficial da Telemar-RJ

 

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