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Um dos serviços que a MicroLink oferece para seus usuários é o acesso ao correio eletrônico; sem dúvida, uma das maiores vantagens da Internet. Com o correio

 
Configuração básica do Eudora Light
Outlook Express
Netscape Mail
eletrônico você pode enviar e receber correspondência de qualquer pessoa que tenha acesso a Internet em qualquer lugar do mundo.

Para isso você deve dispor de programas específicos que podem ser encontrados aqui na MicroLink.

Abaixo, uma rápida explicação de como configurar dois dos principais programas de correio eletrônico. No caso de sua configuração estar correta, mas não ser possível o envio ou recebimento de e-mails, verifique se não existe um Firewall Pessoal instalado em seu computador.
Caso deseje configurar outro programa que não esteja listado aqui, ou tenha problemas com a configuração, basta entrar em contato com o nosso suporte.

Configuração Básica do Eudora Light:

Neste pequeno tutorial configuraremos o Eudora Light Versão 3.0, freeware (gratuito) simplificado do Eudora Pro 3.0. O Eudora Ligh, assim como um demo de 30 dias do Eudora Pro, podem ser baixados diretamente da nossa página de arquivos (veja ícone na barra, ao lado esquerdo desta página).

Ambos os softwares podem ser usados tanto no Windows 95 como no Windows 3.x Este tutorial é básico, suficiente apenas para possibilitar o envio e recebimento de mensagens. Qualquer dúvida adicional, entre em contato com o Suporte Microlink pelo e-mail suporte@microlink.com.br ou pelo telefone de suporte.

Logo após instalar o software, na primeira vez em que o mesmo for aberto, surgirá a tela apresentada na Figura 1, abaixo. Caso você já tenha instalado e queira configurá-lo, basta ir até o menu Tools e selecionar Options para abrir este quadro.

 

Figura 1

Preencha o campo POP account com seu login, seguido de uma arroba (@) e o nome do nosso servidor POP (basta substituir "username" pelo seu próprio username) , que está específicado na última página do manual Microlink recebido no ato da inscrição. A Figura 1 apresenta os dados padrões para o login no servidor da Microlink.
O campo Real Name (nome verdadeiro) deve ser preenchido, opcionalmente, com seu nome real.
As demais opções devem ser deixadas com o valor default (Winsock).
Ainda no mesmo quadro, clique sobre o ícone Personal Info (informações pessoais), para passar para a etapa seguinte da configuração. Surgirá o quadro apresentado na Figura 2. Os campo POP account e Real Name já aparecerão preenchidos. Agora você deverá preencher o campo Return Address com o endereço para onde as mensagens destinadas a você serão enviadas. Pode ser qualquer endereço, mas normalmente trata-se do seu endereço eletrônico aqui na Microlink onde está sua conta. No campo logo abaixo, Dialup Username (nome do usuário para discagem), você deverá deixar em branco.


Figura 2

Em seguida, clique no ícone Hosts (servidores), para ter acesso ao quadro mostrado na Figura 3. Nesse quadro, preencha o campo SMTP com o servidor SMTP da Microlink (smtp.microlink.com.br).
O exemplo da Figura 3 mostra a informação correta para os usuários da Microlink.


Figura 3


Clique a seguir no ícone Checking Mail (verificação da correspondência), para ter acesso ao quadro apresentado na Figura 4. Veremos apenas algumas opções deste quadro. As demais opções devem ser deixadas como estão.


Figura 4

A primeira que deve ser conhecida é Skip Messages over ... K in size, ou seja, ignorar mensagens com mais de X K de tamanho. Se essa opção for marcada, o programa não baixará as mensagens cujo tamanho for maior do que o valor indicado no quadro. Marcar ou não essa opção, e o tamanho máximo da mensagem, é uma questão pessoal.
A próxima opção que deve ser entendida é a Save Password (memorizar senha). Ao ser instalado, o Eudora está com essa opção desligada. Assim, todas as vezes que você se conectar ao provedor e carregar o Eudora, deverá informar sua senha, mesmo já tendo informado na hora da conexão. Trata-se de uma medida de segurança, impedindo que outras pessoas tenham acesso a sua correspondência. Mas caso não haja o menor risco de outras pessoas utilizarem seu computador e sua conta Internet, o melhor mesmo é marcar a opção, para que o Eudora memorize sua senha e você não tenha que digitá-las todas as vezes que utilizar o Eudora. É também, uma questão pessoal mas não aconselhamos que esta esteja marcada, pois o ideal é que a senha seja verificada sempre.
A opção seguinte, Leave Mail On Server (deixar a correspondência no servidor), se marcada, fará com que todas as suas mensagens, mesmo após enviadas para você, permaneçam em sua caixa postal eletrônica. Em certas situações essa opção é útil, como por exemplo, se você acessar sua correspondência fora de sua casa, ou em um computador diferente do que está acostumado a usar. Assim as mensagens baixadas poderão ser baixadas novamente em outra máquina. Caso você sempre acesse de uma mesma máquina, deixe a opção desmarcada. Assim, logo após a transferência das mensagens par seu computador, as mesmas serão apagadas da sua caixa postal no provedor.


Figura 5

Clique no ícone seguinte, Sending Mail (envio de mail), para ter acesso ao quadro apresentado na Figura 5. Nesse quadro, veremos apenas uma opção - Immediate Send (envio imediato). Se essa opção estiver marcada, todas as vezes que você preparar uma mensagem, haverá somente o botão Send (enviar) disponível, e por isso você deverá estar sempre conectado a Microlink para enviar a mensagem. Com esta opção desmarcada - que não é o ideal -, você poderá escrever tantas mensagens quantas quiser, sem estar conectado, e deverá clicar no botão Queue (colocar na fila), para preparar a mensagem para envio. Assim, mais tarde, ao conectar-se a Microlink, você deverá ir até o menu File e selecionar a opção Send Queued Messages (enviar mensagens da fila).
Para encerrar, clique no ícone Attachments (anexos), para ir até o último quadro que veremos neste tutorial básico. O recurso de anexos é muito importante para quem precisa enviar e receber arquivos pelo correio eletrônico. Através desse recurso, é possível o envio de arquivos de qualquer tipo, desde arquivos de texto puro, até arquivos de voz (WAV, MID, etc.) e imagem (GIF, TIF, JPG, BMP, etc.), passando por arquivos de editores de texto (como o MS Word), planilhas, etc.
A Figura 6 mostra a tela onde definimos os parâmetros para envio e recebimento de arquivos. Em Encoding Method (método de codificação), marque a opção MIME. A opção seguinte, Put text attachments in body of message (inserir os textos anexos no corpo da mensagem) deve ser marcada quando se quiser que os textos recebidos em anexo sejam incorporados no corpo da mensagem, e não em arquivos gravados no HD. Não acho uma boa idéia usar essa opção, já que muitas formatações criadas nos editores de texto se perdem ao serem recebidas dessa maneira.


Figura 6

Logo a seguir você verá a indicação Attachment Directory (diretório para anexos) e, logo a seguir, um grande botão. Clique nesse botão para abrir o quadro Select a Directory (escolha um diretório), onde você deverá indicar o diretório onde todos os arquivos que você receber deverão ser gravados pelo Eudora. Após a escolha do diretório, o caminho completo do mesmo aparecerá no botão, como mostrado na Figura 6.
Se for marcada a opção seguinte, Delete Attachments when emptying trash (apagar arquivos ao apagar o conteúdo do lixo), todas as vezes que você esvaziar a lixeira (menu Special, opção Empty Trash), os arquivos recebidos em anexo que estiverem associados a essas mensagens também serão apagados do diretório selecionado (mas não serão apagados de outros diretórios para onde você os tiver movido ou copiado).
A seguir, no item Delete Automatic Attachments, você poderá definir quando os arquivos enviados em anexo deverão ser excluídos. As opções são Never (nunca), After sending message (após o envio da mensagem) e When message emptied from trash (quando a mensagem for excluída da lixeira).

Este tutorial apresenta apenas a configuração básica, mínima, para que você possa usar o Eudora Light 3.0 com os recursos mínimos. Qualquer dúvida entre em contato com o suporte pelo e-mail suporte@microlink.com.br.com.br, ou entre em contato pelo nosso telefone de suporte.

 

Browsers WWW (Explorer e Netscape):

Eles não são programas específicos para correio eletrônico, mas também possuem essa função, apenas com menos recursos.
No caso do Netscape, abra a folha "servers" (Menu Options/ Mail and News Preferences) e preencha da seguinte forma:

Outgoing Mail (SMTP) Server: smtp.microlink.com.br
Incoming Mail (POP) Server: pop3.microlink.com.br
POP3 Username: <seu username>@microlink.com.br
Messages are copied from... : Marcar a opção Removed from the server

Na folha "Identify" preencha da seguinte forma:

Your Name: seu nome completo
Your E-mail: <username>@microlink.com.br
Reply-to-Adress: <username>@microlink.com.br

Para maiores explicações; sobre o uso do Netscape, consulte o manual: Uso básico do Netscape

 

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