.


Quando usamos um browser para viajar pela grande rede, a abstração de simples cliques de mouse nos leva a realizar transferências de arquivos em formato de imagem, som texto, e diversos outros bits e bytes que modelam a informação que precisamos. Mas será que para localizar e transferir arquivos sempre terei que usar um browser? A resposta é não.

Existem ferramentas que precisam de muito menos memória do seu computador e que realizam, para fins de localização e transferência de arquivos, as mesmas tarefas que um browser, com muito mais eficiência e simplicidade.

O que é FTP?

Abreviação de File Transference Protocol é uma das mais antigas formas de interação na Internet. Com ele você poderá enviar e receber arquivos para ou de computadores.

Como fazer FTP?

Em primeiro lugar você precisará de um programa FTP. Em nosso tutorial utilizamos o programa Leech FTP que é bastante simples e gratuito (freeware). Para consegui-lo vá até a página de arquivos.

Depois de fazer o download e a instalação do programa Leech FTP clique no ícone para iniciá-lo. Vá em Iniciar, programas e clique no ícone Leech FTP, conforme mostra a figura abaixo:



Para criar uma nova conexão FTP clique no ícone do livro



Na tela seguinte, clique em Edit e depois em Add Folder para adicionarmos uma nova pasta.



Com a sua pasta criada, iremos agora inserir o site para o qual iremos fazer o FTP. Para isso clique em Edit e depois em Add Bookmark



Na janela que se abrirá, entre com as configurações de sua pasta de FTP na Microlink.


Onde Login é o login que você usa para conectar-se à Microlink. A senha é a sua senha de email. As demais configurações devem ser mantidas como estão.

Com o Bookmark criado, basta 2 cliques para iniciar automáticamente a concexão ao site de FTP da Microlink.



Uma vez conectado, você deve colocar seus arquivos na pasta www, criada automáticamente pelo nosso sistema. Você poderá criar diversas pastas e arquivos dentro da pasta www e enquanto esses arquivos não ultrapassarem a sua quota estabelecida. Para fazer o Upload (ou seja, trazer os arquivos do seu computador para o servidor da Microlink), basta selecionar os arquivos desejados e arrastar da coluna do meio para a coluna da direita.

Se quiser trazer algum arquivo do seu diretório na Microlink para o seu computador basta selecionar os arquivos na coluna da direita e arrastá-los para a coluna do meio.

 

Usuários | Serviços | Arquivos | Navegando | Webmail
Cadastro | A Empresa

Copyright © 2004 MicroLink Informática Todos os direitos reservados.

Volta a página inicial